Quem sou eu

Minha foto
Ribeirão Preto / São Paulo, SP, Brazil
Ator Profissional DRT 21009/SP, Co-Fundador da ONG Ribeirão Em Cena 2002 / Prêmio de Melhor Ator 1º Festival Internacional Tchechov de Teatro / Apresentador do Programa OfertaMixTv (SBT) / Assistente Artístico Theatro Pedro II

Seja Bem Vindo

Este blog é para expor minhas opiniões, mas principalmente para compartilhar e trocar experiências e opiniões com todos, então, fiquem a vontade. Não existe verdade absoluta.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Censura acabou mesmo???


Chegamos ao fim da censura no teatro brasileiro em 1985, Plinio Marcos escreveu “O Assassinato do Anão do Caralho Grande” em 1995 uma adaptação para o teatro da sua primeira novela policial escrita por ele em 1976, baseada numa investigação sobre o suposto assassinato do anão Janjão, integrante de um circo cigano e mambembe que um dia tem a má sorte de instalar-se numa cidadezinha provinciana no interior do Brasil, Plínio Marcos ataca a hipocrisia, o autoritarismo, a violência militar e policial, os políticos e até os meios de comunicação, com seu linguajar cru e escrachado. O espetáculo mostra a vida da trupe mambembe de ciganos do "Grande Circo Atlas", que de passagem por uma cidade do interior é acusada de alimentar Platão, o leão, com animais. Nessa confusão, um possível crime começa a ser investigado: o assassinato do anão Janjão, famoso pelo tamanho exagerado do pênis.


Este texto do genial Plínio Marcos volta à cena nesta sexta-feira (07/08/09) no Teatro Municipal de Ribeirão Preto às 21h00, montagem da CEBRAT (Cia do Estômago Brasileira de Teatro) que vem desenvolvendo um belo trabalho de pesquisa sobre a obra do escritor maldito. A Cia tem uma responsabilidade muito grande, pois após o sucesso de sua última montagem “Plínio Marcos Um Roteiro” será praticamente impossível não esperar um trabalho de igual ou superior qualidade artística.


Foram meses de reuniões exaustivas, várias discussões em grupo para saber o melhor caminho a seguir, juntando dinheiro a duras penas para a produção, ensaio, ensaio, ensaio, ensaio e mais ensaio, fim de semana trabalhando, feriado trabalhando, almoço de família nem pensar, enfim, todo esforço para oferecer ao público o melhor.


Então, eu pergunto: Se vivemos em tempos modernos, sem censura, porque a Cia precisou alterar o nome original do texto que é “O Assassinato do Anão do CARALHO Grande” para “O Assassinato do Anão...” ??? Isso mesmo, reticências. Pois é, a Cia precisou fazer isso porque iria sofrer censura na mídia, foram informados que os jornais e canais de TV da cidade não coloriam o CARALHO do anão sendo ele GRANDE ou pequeno, inclusive a própria administradora do Teatro Municipal não colocaria um cartaz no teatro com o CARALHO a mostra. GENIAL!!! GENIAL!!! GENIAL!!!


Aceitaremos essas coisas até quando, a culpa é de quem? A culpa é do Plínio que tinha que criar uma peça com esse nome. Brincadeiras a parte, gostaria de indicar este espetáculo e dar antecipadamente os meus parabéns a todos os integrantes da Cia pelo belo trabalho que vem desenvolvendo no cenário teatral brasileiro, hoje a noite estarei na primeira fila, torcendo muito pelo sucesso dos amigos. MERDA!!!


Abraços e viva a RETICÊNCIAS do anão!

3 comentários:

  1. A censura foi maquiada...
    Se há um País sem censura, o País é este! Basta ver o noticiário e ouvir as sandices que ocorrem num reduto que deveria, no mínimo, ser o berço do exemplo para todo cidadão brasileiro: SENADO!
    Agora, ter o prazer de assistir a um espatáculo escrito por Plinio Marcos, com censura, sem censura, com reticências, sem reticências, é a glória!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A censura e a hipocrisia talvez nunca acabarão...

    Sem Censura só existe na TV Cultura. Assim mesmo, o próprio programa tbm não deixaria nosso Caralho à mostra.

    Vendo pelo lado positivo, a cavalaria, a tropa de choque e a tropa de elite (parapapapapa para papa) não invadiu o teatro e desceu o cacete na gente.

    Do estacionamento pro palco foi um pulo longo, com muita dor e sem KY.

    Foi um ótimo pulo, sem o caralho na mídia... mas o caralho estará sempre em nossos corações!

    Plínio, te amamos !!! Obrigada por nos dar vida !

    Math Valdete, valeu pela força !!! Você tbm é do caralho, um verdadeiro gentleman...

    E vamo que vamo.... com ou sem caralho ! O que importa é o segredo da caixa preta de ilusão...

    ;)

    Bjsssssssssssss, obrigada a todos por nos assistir !

    Foi uma noite mágica, realmente do caralho !!!

    Leka

    ResponderExcluir
  3. é uma pena né Matheus?!
    é a velha hipocrisia que ainda temos que conviver...
    parabéns pelo texto!

    Abraços!

    Marcos Papa

    ResponderExcluir